BMAA

Reajustes dos Prêmios/Mensalidade

Existem dois tipos de plano de saúde, individual/ familiar e coletivos. Segundo classifica a ANS: 

“O contrato de plano individual ou familiar é aquele assinado entre uma operadora de planos de saúde e uma pessoa física para a assistência do titular e/ou do seu grupo familiar. O contrato de plano coletivo é aquele assinado entre uma operadora de planos de saúde e uma pessoa jurídica que oferece à população delimitada e a ela vinculada, extensível ao seu grupo familiar. Os planos de saúde coletivos podem ser: a) coletivo empresarial, os beneficiário estão vinculados à pessoa jurídica contratante por relação empregatícia ou estatutária; ou b) coletivo por adesão, os beneficiários estão vinculados às pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial.” 

Os reajustes dos planos também são diferentes, sendo certo que, geralmente são fundamentados: (a) alteração de faixa etária, (b) sinistralidade e (c) inflação. Para os planos individuais, os reajustes são anuais e estão necessariamente vinculados aos índices divulgadas pela ANS ou em decorrência da mudança da faixa etária.

Por sua vez, os planos coletivos não estão vinculados aos índices da ANS, podendo sofrer reajustes com fundamento na inflação médica, sinistralidade, bem como alteração da faixa etária.

O maior ponto de tensão entre beneficiários e planos de saúde está relacionada à majoração dos prêmios em decorrência da mudança da faixa etária, já que, quando o beneficiário completa 59 ou 60 anos, os planos chegam a ser reajustados em mais de 100%. 

FALE CONOSCO

TIRE SUAS DÚVIDAS

Atendimento por telefone

(11) 3104-9327

Segunda a sexta-feira, das 09h às 17:30h

Você também pode enviar sua dúvida
pelo formulário

Como o reajuste após 60 anos fere o Estatuto do Idoso, as operadoras passaram a alterar a faixa etária com 59 anos do beneficiário, visando fugir de tal restrição legal. 

Outro tipo de reajuste que vem tornando quase impossível a manutenção de planos de saúde coletivos, são as anuais, que, num período de apenas 5 anos, podem chegar a mais de 100%. 

Sendo assim, considerando que ambos reajustes acima mencionados são extremamente elevados, tornando os contratos de plano de saúde desequilibrados, é que os Tribunais brasileiros, na maioria dos casos, se posicionam favoravelmente aos beneficiários, limitando os reajustes a parâmetros mais razoáveis.

TRATAMENTOS E PROCEDIMENTOS NEGADOS

Na contratação do plano de saúde busca-se receber atendimento médico integral quando necessário, seja com relação a exames…

MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO

Ao contratar um plano de saúde, busca-se a segurança de que haverá cobertura de atendimento médico integral

HOME CARE

Tema muito abordado em discussões acerca dos contratos de planos de saúde é o direito do beneficiário à cobertura dos cuidados home care

APOSENTADOS E DEMITIDOS

A aposentadoria e a demissão são momentos sensíveis para quem está ou esteve presente no mercado de trabalho…

ERRO MÉDICO

O “erro médico” é caracterizado todas as vezes em que o paciente é prejudicado por ato de negligência, imprudência ou imperícia…

REEMBOLSO DE HONORÁRIOS MÉDICOS E DESPESAS HOSPITALARES

Na maioria dos contratos firmados com as operadoras de plano de saúde, é possível observar a cláusula que delimita…

CIRURGIAS PLÁSTICAS REPARADORAS

Muitos pacientes e beneficiários questionam acerca da existência de cobertura para cirurgias plásticas, uma vez que existe…

CANCELAMENTO INDEVIDO

Prática muito comum entre as operadoras é o cancelamento de planos, geralmente sob o argumento de inadimplência, visando excluir beneficiários…

CIRURGIAS E MATERIAIS (ÓRTESES E PRÓTESES)

As dúvidas mais frequentes com relação aos procedimentos cirúrgicos giram em torno da obrigatoriedade ou não de cobertura…

DIREITO MÉDICO

É de suma importância que algumas precauções sejam tomadas por estes profissionais durante o desempenho de suas atividades para sua salvaguarda

PORTABILIDADE DE CARÊNCIAS

Portabilidade de carências é a possibilidade de contratação de um plano de saúde na mesma operadora ou em uma diferente…

TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Um dos motivos mais recorrentes para a procura dos serviços da BMAA é a negativa de tratamentos…